Câmara de Jundiaí pede apuração do atentado à Sede do PT em Jundiaí

Por Pedro Camargo

Foi aprovada na sessão de ontem (17), a moção da bancada do PT na Câmara Municipal de Jundiaí que pede ao Governador Geraldo Alckmin investigação rápida, efetiva e transparente do atentado à sede do Partido dos Trabalhadores, no domingo, dia 15/03. Em sua fala, o vereador Paulo Malerba destacou que ocorrido fere não apenas um partido, mas todas as instituições da democracia, sendo um fruto do crescente discurso de ódio contra o PT e a política em geral.

Segundo identificou-se até o momento, na madrugada do dia 15, um veículo parou em frente à sede do partido, pichou a fachada com a frase: “Fora PT”, quebrou o vidro de uma janela e atirou uma bomba do tipo coktel molotov dentro do edifício.

Uma câmera de segurança de uma empresa nas proximidades gravou o momento do atentado.  Veja as imagens aqui.

Eis o conteúdo da moção:

“APELO ao Governador do Estado de São Paulo pela investigação rápida, efetiva e transparente, com a punição dos responsáveis pelo atentado contra a Sede do Partido dos Trabalhadores em Jundiaí, incendiada no domingo, 15/03/2015.

 

A democracia pressupõe opiniões e posições divergentes no campo político. Destas diferenças surge sua força e legitimidade que, para tanto, precisa de respeito às instituições político-democráticas. As pessoas são livres para escolher as opções que entendem como melhores, entre programas e partidos que tenham concepções distintas. O Estado Democrático de Direito se assenta nestes princípios da pluralidade e do respeito às regras do jogo.
Neste sentido, uma violência à sede de qualquer partido político configura-se como um atentado efetivo à democracia e aos direitos políticos.

 

O incêndio da sede do Partido dos Trabalhadores no município de Jundiaí, ocorrido no último domingo, 15/03/2015, não deve ser tratado como um ato de vandalismo, mas sim uma violência de conteúdo político e antidemocrático. A pichação “Fora PT” na fachada do prédio evidencia esse fato.
CONSIDERANDO que o Partido dos Trabalhadores comunicou as autoridades policiais, imediatamente, quando soube da agressão e a investigação dos fatos é realizada pela Polícia Civil do município,

 

Apresentamos à Mesa, na forma regimental, sob apreciação do Plenário, esta MOÇÃO DE APELO ao Governador do Estado de São Paulo para que as investigações sobre a violência contra a sede do Partido dos Trabalhadores em Jundiaí, no dia 15/03/2015, que foi propositalmente incendiada, seja realizada de forma célere, efetiva e transparente, com todos os meios necessários para elucidação e punição dos responsáveis, como forma de preservar os princípios democráticos e os direitos políticos.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s