Por uma cidade mais verde!

A qualidade de vida em uma cidade depende de uma relação harmoniosa entre diferentes esferas. Um tema que ocupa papel indispensável, embora nem sempre tratado com a relevância necessária, é o meio ambiente.

Tenho notado uma redução constante no número de árvores na área urbana de nossa cidade. Com isso, o microclima da cidade foi prejudicado, tornando-se cada vez mais árido, dificultando a permanência das pessoas nas ruas e as caminhadas agradáveis, inclusive as feitas como meio de deslocamento. Além disso, as casas ficaram mais quentes, aumentando o consumo da energia elétrica, e a água da chuva chega com maior velocidade e volume, pois se perde o amortecimento propiciado pelas folhas das árvores.

Esse problema pode ser explicado tanto pela expansão urbana, feita sem cuidado e planejamento, como pelo plantio de espécies não compatíveis em ruas, avenidas e praças. A retirada de árvores doentes e comprometidas, corretamente realizadas para não colocar em risco pessoas e casas, não levou em conta a substituição por espécies mais adequadas. Se há necessidade de critérios e estudos antes de se plantar uma árvore, os mesmos cuidados devem ser tomados quando se trata de uma remoção.

Jundiaí ganhou parques e jardins botânicos, e isso é fundamental! Entretanto, não se pode desprezar a necessária arborização de ruas, avenidas e praças para o fortalecimento da vegetação na cidade.

Tenho defendido dois caminhos para isso: o primeiro, ao criar a lei 8392/2015, que controla o corte de árvores ao exigir publicidade de pareceres que justificaram sua remoção. O segundo, cobrando um grande projeto de arborização pelo Poder Público, que incentive a população e ofereça condições de plantios com critérios técnicos sustentáveis. Nesse sentido, está em tramitação um projeto de lei de minha autoria que prevê desconto no IPTU para quem adotar medidas ecológicas, dentre as quais se insere o plantio de árvores.

Alcançaremos uma melhor qualidade de vida em nossa cidade ao estimular medidas que protejam e preservem o meio ambiente. O aumento do número de árvores trará inúmeros benefícios na saúde e na mobilidade, com um clima mais afável, diminuição de problemas com chuvas e – por que não? – uma cidade mais bonita e agradável!

Paulo Malerba

PS.: Eu tirei a foto da árvore em destaque numa praça em Manaus.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s