O respeito à democracia deve prevalecer!

A situação em que se encontra o Brasil precisa ser enfrentada com coragem e respeito às leis e às instituições.
Não se trata de ser contra ou a favor do governo, mas de defender que haja respeito aos trâmites legais.
Não se alcança fins justos utilizando-se de meios ilegais. Não vale-tudo para derrotar adversários. Ao se abrir mão dos mecanismos democráticos e legais para alcançar objetivos políticos, torna-se permissível que esse “feitiço” se volte contra qualquer pessoa. O Brasil tem construído sua democracia, suas leis, suas instituições nos últimos trinta anos e é fundamental assegurar a cristalização desse processo, sem deixar que o calor do momento coloque em risco essas conquistas.

Nesse sentido, o judiciário deve zelar pelo cumprimento da lei, julgando dentro dos preceitos legais constituídos pela sociedade brasileira.

Considero que nos últimos acontecimentos o juiz Moro excedeu seu papel de juiz de primeira instância, atuando para além de onde a lei lhe autoriza. Tais atitudes, somadas ao papel exercido por setores da mídia, do poder econômico e de partidos políticos, ajudam a construir uma narrativa condenatória prévia que acirra os ânimos e alimenta a intolerância e a violência. Não podemos nos furtar da análise da história, com as situações a que foram expostos Getúlio Vargas, JK e Jango. É possível o paralelo com o período pré 1964 em que os mesma imprensa, setores do judiciário, grupos empresariais (a própria Fiesp), partidos de direita e marchas de classe média na rua abriram caminho para um golpe.

Há momentos decisivos nos quais é imperativo posicionar-se. Estou ao lado de juristas, cientistas sociais, movimentos populares, intelectuais, artistas e tantos trabalhadores e trabalhadoras que já se manifestaram abertamente contra as ilegalidades e tentativa de ruptura democrática.

O respeito à democracia deve prevalecer para que possamos superar esse momento de nosso país!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s