Hipocrisia com assunto sério

Pelo visto a rede de desinformações e mentiras montada por Bolsonaro continuará ativa durante seu mandato. Nota-se que seu grupo político espalha inverdades sobre o programa Mais Médicos e sobre os profissionais de Cuba.

O atendimento prestado pelo programa tem sido fundamental e conta com apoio da população e das prefeituras, que já reivindicam sua continuidade, pois é a única forma a que mais de 60 milhões de pessoas têm acesso à saúde. Talvez quem viva em regiões mais nobres dos grandes centros urbanos não perceba, mas nas periferias e nos interiores do Brasil esse atendimento faz a diferença.

Dizer que os médicos são escravos, pois não recebem a integralidade dos valores pagos pelo Brasil, é querer polemizar por má-fé sobre um tema sério que é a escravidão moderna. Não se importam com as condições de trabalho de ninguém no Brasil, mas usam o tema como forma de batalha ideológica. A escravidão se caracteriza por um de quatro dos seguintes aspectos: trabalho forçado, servidão por dívida, jornada exaustiva e condições degradantes. Nenhuma delas acontece no programa.

Dito isso, acho razoável discutir que os médicos de Cuba recebam vencimentos líquidos iguais aos dos brasileiros e outros estrangeiros do programa, sendo que a parte arrecadada como “imposto” para pagar à missão internacional junto à Opas, do governo cubano, seja remunerada de outra forma e oriunda de outro montante do programa. É notório que a lógica geral da formação profissional e atendimento à saúde em Cuba é diferente da do Brasil. Mas não se pode confundir isso com as condições de trabalho, que são dignas e contam com o reconhecimento também dos médicos.

Por fim, espero que a posição brasileira seja reavaliada, que o novo presidente pense e analise antes de emitir opiniões demagógicas que ao fim prejudicam aos brasileiros mais pobres e que dependem do programa, que em linhas gerais cumpre um importante papel na saúde pública.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s